quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O namoro cristão

Bom diaaa pessoal, hoje daremos como uma continuidade da Palavra escrita pelo Hatilla na semana passada, falando sobre relacionamentos.
Se você não leu o de semana passada, aqui está o link:

http://vida-de-crente.blogspot.com/2011/10/relacionamentos-saudaveis-amizades.html

Ana Carina
________________________________________________________________________
Bom dia amados hoje iremos ler sobre como construir um bom relacionamento da maneira de Deus.



O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante em nossas vidas é onde exige responsabilidade e maturidade.



O namoro cristão deve sempre visar o casamento. Se o seu namoro não ta tendo esse tipo de visão, não deve nem começar a namorar.

Lembrando que acima de nós há pessoas que são autoridades em nossa vida, como nossos pais e nossos pastores, comunicá-los, conversar sobre isso com eles e pedir sua benção é uma demonstração de respeito e de dizermos que estamos debaixo dessa autoridade.

Dessa forma podemos receber conselhos, nosso pastor poderá nos orientar, veremos se é do agrado dos nossos pais o nosso namoro. “É comum ouvimos por ai: “A vida é minha, faço o que quero, não tenho que dar satisfação a absolutamente ninguém “... em nome de uma independência burra e voltada para si mesmo, muitos casais começam a namorar sem ouvir a opinião de seus pastores e lideres, achando que sabe o que é melhor para si.

Mas se é uma pessoa que tem maturidade e responsabilidade jamais agiria dessa forma. Entretanto seria um erro gravíssimo não ouvir o nosso pastor ou líder, creio eu que os “apaixonados” ao decidirem compartilhar e pedir conselhos ao pastor sobre o seu relacionamento, esta demonstrando maturidade e disposição de se fazer a vontade de Deus.


Como saber que o nosso namoro e da vontade de Deus ?


Volta e meia ouvimos dos casais enamorados dúvidas do tipo: será que o meu namoro é da vontade de Deus? Como posso ter certeza de que Deus está abençoando o meu relacionamento? Ou ainda, como saber se esta ou aquela pessoa é a que Deus separou para mim?


A Palavra de Deus afirma que em nós a paz deve ser o árbitro em nossos corações. (Colossenses 3:15) “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração”, em outras palavras isto significa dizer que a paz de Cristo deve ser observada como um dos indicativos de que o relacionamento em questão é ou não da vontade de Deus.



Assim, se o namoro rouba paz, ou leva a pessoa a ficar distante de Deus, trazendo ao coração inquietação ou perturbação, cuidado, é porque algo está errado. Vale à pena ressaltar que lutas, problemas e obstáculos sempre existirão. Isso não significa que não é de Deus, e sim que precisam ser moldados por Ele. Serem orientados, abrir mão, mudar onde precisam etc. Se o relacionamento descaradamente lhe tem roubado a sua paz interior, como também a sua comunhão com Deus, seja isto talvez um grande indício que de o Senhor não está nesse relacionamento.


Jugo Desigual
Qual é o problema? Não tem nada demais. Eu posso evangelizá-lo e levá-lo para a igreja. Vai ver que essa é forma dele conhecer a Cristo!
É comum ouvirmos frases como estas entre os jovens, eu que sou jovem já passei por uma situação assim e ate mesmo disse essas palavras. Para muitos de nós que estamos levados pela paixão não vemos o menor problema em namorar um não cristão.




Entretanto, o que talvez muitos desconheçam é o ensino bíblico de que não devemos nos colocar em jugo desigual com os incrédulos. “2° Coríntios.14.” Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?


O namoro e o casamento devem ocorrer entre pessoa que compartilha da mesma fé e sonhos, é fundamental para construção de um namoro equilibrado e saudável. e que esteja em situação de igualdade, necessitam estar dispostos a viver e relacionamento um com o outro de forma pura e santa. Ou escolaridade ou bagagem cultural bem maior do que a outra, a possibilidade de se vivenciar problemas é bem possível. Lembre-se que namoro é coisa séria e que tomar decisões erradas pode lhe trazer algumas frustrações.



Um exemplo a se colocar aqui, se você for mulher, a Bíblia é clara quanto à submissão ao marido, você conhecendo essa Palavra se casa com alguém com jugo desigual, com a esperança dele se converter depois de casar, e se ele não se converter? Se ele quiser coisas a qual você sabe que não agrada a Deus? Pense nisso!



Qual atitude que devemos ter ao término de um relacionamento?
È de ser esperar que o fim de um relacionamento que não deu certo, seja decidido amigavelmente sob a orientação do mesmo Deus a quem buscaram para decidir quanto ao inicio do namoro. Mas, por causa de atitudes erradas durante o namoro, os dois se separam e, não conseguem nem permanecer no mesmo ministério na maioria das vezes quando algo desse tipo acontece; perdem a condição de freqüentar a mesma igreja, não tem cara para olhar um para o outro. Enfim, se vêem obrigados a enterrar uma historia que poderia ter sido bonita e frutífera.
Muitos pensam que é impossível a um casal terminar o namoro e continuarem amigos. Claro que para ímpio é impossível, mas não o é para o crente! Então onde está o amor de que Deus tem colocado em nosso coração? Onde esta a santidade que nos é trazida pelo Espírito Santo? Ou tudo isso só fica em palavras bonitas! Pois se nós somos nova criatura, e nascemos em Cristo Jesus, devemos ter atitude de amor e deixar ser orientados pela mente de Cristo e pensar conforme a palavra de Deus.

Ao estarmos debaixo da presença de Deus, seguindo Sua orientação e fazendo Sua vontade seremos honrados em nosso relacionamento também, cada um fazendo a sua parte dentro do namoro e do casamento, plantaremos sementes boas e colheremos bons frutos. Mas se você se vê em meio a um relacionamento que está julgado ao fracasso, creia em Deus, Ele é poderoso e Fiel para restaurar o seu relacionamento, basta você orar, crer em Deus e mudar suas atitudes a partir de hoje e começar a ver o agir de Deus sobre seu relacionamento, sua casa, sua família.






Espero que Deus tenha te abençoado através destas palavras, e que ele seja glorificado. Pois Deus sempre tem algo para nos orientar, que a Graça e a Paz do Senhor seja com vocês.


Hatilla Dias.

Um comentário: