segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Você está correndo para longe de Deus?



E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.(Jn:1 1-3)

Há muito tempo a trás, a Assíria era muito brigona. Os Assírios estavam sempre combatendo os Israelitas. Um dia Deus mandou que Jonas fosse à cidade de Nínive, capital da Assíria e pregasse a sua mensagem, para que o povo se arrependesse de seu pecado e voltasse para Deus.

Jonas recusou. Ele queria que Deus destruísse os assírios, não que os perdoasse. Jonas fugiu para uma direção oposta de Nínive. Ele não queria fazer o que Deus havia pedido. Ele não queria seguir o plano especifico de Deus para ele. Nínive, para onde deveria ir, ficava no leste. Társis para onde ele fugiu, ficava no oeste.

Jonas queria ficar o mais longe possível daquilo que Deus mandara fazer. Fugir, porém, apenas o levou a entrar em dificuldades piores. Jonas compreendeu que não importava para onde fosse não conseguiria ficar longe de Deus. Vejamos o que diz a palavra:

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.( Sl 139: 7-10)
O pecado é sempre uma descida; sempre temos que pagar pesadas taxas e passagens quando seguimos nosso próprio caminho em lugar do de Deus.

Para Jonas compreender que não adianta fugir da presença de Deus, foi necessário um tratamento particular de Deus para que ele se arrependesse e confessasse seu pecado. O peixe só colocou Jonas na terra, depois que em seu coração  ter restaurado o desejo de por em prática a vontade de Deus, mesmo contra a sua vontade. Veja:

Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.(Jn 1:17)

Jonas no interior da barriga do grande peixe, faz uma reflexão de sua vida e encontrou Deus agindo por ele em todo o seu caminho, reconhecendo a soberania do Senhor. Percebeu que quando clamou por socorro foi ouvido pelo Senhor e  salvo da morte. Ele notou  que a sua oração tinha chegado até Deus. Jonas então reconhece a Missão delegada a ele pelo Senhor e faz uma promessa a Deus:
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.(Jn 2:9)
Agora Jonas estava em condições físicas e espirituais para ouvir a palavra do Senhor que lhe veio a segunda vez, uma palavra mansa que oferecia uma segunda oportunidade.
E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo:Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.(Jn 3:1-3)
Ele então se colocou na posição que Deus o queria, e falou aquele povo com ousadia anunciando a mensagem do Senhor. Os moradores de Nínive creram em Deus e todos, desde os mais importantes até os mais humildes, vestiram roupa feita de pano grosseiro a fim de mostrar que estavam arrependidos.
Deus viu que eles haviam se arrependido e como abandonaram os seus maus caminhos.Então mudou de idéia e não castigou a cidade como tinha dito que faria.
Deus não deseja punir pessoas pecadoras ele deseja mudá-las. Era isso que ele queria com o povo de Niníve.É isso que ele quer para todo o mundo.
Fico imaginando que privilegio de Jonas, em poder contribuir com essa grande obra.E hoje não é diferente conosco, queremos fugir das orientações do Senhor. Assim como Jonas o fez.
Mas  a mensagem de Deus para nós hoje é bastante clara e objetiva, Ele diz a cada um de nós:
Levante-se para ajudar pessoas que voce não gosta, que você não conhece, que despreza você, que te magoou, que te olha como se você fosse a pior pessoa do mundo e que não pode te retribuir.
Jesus ordenou:
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?(Mt 5:44-46)

 Não se esqueça, o  mesmo que envia a tempestade e o mesmo que prepara o peixe, para que seu proposito seja concluido.
Cabe a mim e a você decidirmos se será necessário a tempestade e o grande peixe para que o proposito dele através das nossas vidas aconteça.

Uma ótima semana a todos,

Rose Fialho 

Um comentário: