quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ATITUDE ter ou não ter eis a questão...!!!

 Gostaria de começar falando de algo simples, mas muito importante. Talvez até óbvio para alguns; sei que muitos irão ser abençoados.
Vou contar uma pequena história para introduzir o tema: “Um rapaz tinha o sonho de entrar na faculdade. E isto estava tão forte nele que em toda oração, seja para agradecer o café ou para dormir, ele pedia a Deus a aprovação no vestibular. Até que, um dia, Deus o respondeu e disse que a vaga era dele. Ele ficou muito feliz, mas muito feliz mesmo! E já começou a comemorar desde aquele momento. Comemorou o ano todo; comemorou mais que estudou! Enfim, chegou o dia do resultado e... quase quebrou o computador a grito! O nome dele não estava nem na lista dos desaprovados. E é nesses momentos que começa a sabatina: ‘Deus, (silêncio entre soluços), o Senhor não disse que a vaga era minha? Mas, cadê minha vaga? ’ Depois de muito perguntar, Deus lhe respondeu: ‘Meu filho, custava a você, pelo menos, fazer a inscrição no vestibular? ’”

Bem, o que eu gostaria de falar a vocês é sobre: Atitude! Na história acima, o jovem acreditou na promessa de Deus, mas não teve Atitude nenhuma em buscá-la. É como se ele cresse na aprovação, porém não aplicasse essa fé em sua vida. E isso é muito comum hoje em dia. Muitos crêem em Deus, porém vivem como se Ele não existisse. E nessa incredulidade absurda, acabam se deparando com suas limitações e sentem-se incapazes de realizar seus sonhos, mesmo tendo a promessa de Deus. Na verdade, somos incapazes sim. Mas, como está escrito: “... tudo é possível ao que crê...” (Mc 9:23) A fé nos capacita a realizá-los.

Sei que muitos, assim como aquele jovem, têm sonhos na vida e querem realizá-los ainda este ano. Talvez até tenham recebido promessas de Deus para este ano! Isso é muito bom! Planejar metas e alvos para serem alcançados no ano focaliza sua atenção e energia e faz o restante do ano ser produtivo. Porém, a diferença entre sonhar e realizá-lo está em ter Atitude. Se não trabalhar para realizar o seu sonho, ele não passará de apenas um sonho. E se é um sonho, então não é algo trivial em se alcançar. Terá que superar os desafios. Está disposto? Uma coisa é certa: o nível de disposição que tiver para alcançar seu sonho mede exatamente o nível de valor que dá a ele!

Amados ter promessa é uma coisa agora... se levantar diante de Deus para buscá-las e trabalhar para as alcançarem é outra . Elas nunca se cumprirão se ficarem esquentando os bancos da Igreja. Na verdade, as promessas que recebemos nada mais são que a benção necessária para que entremos na guerra, capazes de vencer e com coragem suficiente para superar os desafios. Além de nos dar a certeza de que estamos no caminho certo, no centro da Vontade de Deus.

Claro que existe aqueles sonhos que, mesmo com toda disposição do mundo, nunca realizaremos. Por um motivo salvífico: Não ser da Vontade de Deus!

Não há como ser cristão sem ter Atitude! Se você crê em Deus de verdade, você vive o que crê. Como diria Billy Graham*: “O Evangelho de Cristo exige decisão. (...) Quando estamos evangelizando, Deus está em operação e o homem precisa responder, ou seja, precisa tomar uma decisão: Arrependei-vos e crede no Evangelho.”. Não tem como ser cristão sem ter tomado a Atitude de se arrepender e crer no Evangelho.

Mais que isso, o Evangelho de Jesus Cristo é ação. O que dizer de Mc 16:15? Jesus nos ordena a ir e pregar o Evangelho e isso é impossível para qualquer um que decide ficar sentado num banco da Igreja! É preciso Atitude para se levantar e ir pregar o Evangelho, ou seja, dar frutos! Do mais, o Ap Tiago nos ensina em Tg 2:14-26 que não há outra maneira de mostrarmos a nossa fé do que com nossas obras (vs 18). E que obra mais faríamos do que ir por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura? Pois todas as ações na Igreja giram em torno desta ordem, todos os dons e ministérios se articulam para alcançar este objetivo diário. Precisamos tomar a Atitude de vivermos o Evangelho.

Quando nos convertemos de verdade, naturalmente tomamos a Atitude de por em prática os ensinos de Jesus. E um dos ensinos que Jesus nos deu foi exatamente esse: tenha Atitude! Em Lc 13:6-9, Jesus conta a parábola da figueira estéril. Ele mostra claramente que, se não dermos frutos, nós seremos cortados da figueira. Ou seja, separados de seu reino! Deus quer ver em nós frutos e eles só são alcançados quando tomamos a Atitude de evangelizar. Somente ir à Igreja não é suficiente, precisamos levá-La aonde necessitam dela; apenas ler a Bíblia não é suficiente, precisamos pô-la em prática para que vejam Cristo em nós e se convertam; apenas crer em Cristo não é suficiente, precisamos ser como Ele! Até quando iremos esperar a longaminidade do Senhor para tomarmos a Atitude de vivermos os seus ensinos e darmos frutos? Vamos esperar ser cortados de seu Reino? Como Jesus afirma em MT 12:30: “Quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha.” Portanto, não há como ser cristão sem ter tomado a Atitude de se arrepender, crer e pregar o Evangelho. Caso contrário, não é por Cristo; é contra Ele.






 

Posso falar de muitas coisas as quais precisamos ter Atitude freqüentemente todos os dias. Mas, a principal Atitude que possamos tomar na vida é a de seguir a Vida; é a de sermos discípulos de Cristo.

“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me. Pois qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas qualquer que, por minha causa, perder a  Sua vida, esse a salvará.” Lc 9:23 e 24.

Crendo de fato em Cristo, tomemos a Atitude de segui-lo todos os dias, como está escrito “...tome a cada dia a sua cruz...”. Que esse seja o momento em que verdadeiramente, todos os dias, tomemos esta Atitude. Na verdade, que a partir deste dia: HOJE esta Atitude SEJA a nossa vida. Desta forma, poderemos dizer como o Ap Paulo: “Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gl 2:20

Que Cristo, de fato, viva em nós!

Que Deus vos abençoe! E lembrem-se: A Salvação é de graça, mas a ATITUDE de seguir a Cristo é sua.

Flávia Figueiredo

Um comentário:

  1. rsrsrs, verdade é que muitos sentam na promessa né. Não dar o primeiro passo, não colocar o pé na água como Pedro o fez, mesmo temendo afundar nos deixa a margem da mesmice, do comodismo. Que adianta ter promessa de ser um médico, se vc não gastar tempo em aprender, conhecimento não vem por osmose. É Deus que nos capacita, mas se não fizermos nossa parte, seremos apenas mais um, ou menos um... como diz uma pessoa: para de sentar na vida. Vamos colocar o pé na água, pq quem moverá as águas é Deus. Bjo. Lili

    ResponderExcluir