quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Onde você tem gasto suas forças?

Na semana passada estava com um grupo de mulheres, maravilhosas por sinal, no meio da conversa, começamos a falar como nossa vida é corrida e como desperdiçamos o nosso tempo .
Corremos de um lugar para o outro para podermos adquirir bens necessários e desnecessários para suprir nossas necessidades, e nos tornamos indiferentes ou nem mesmo nós importamos com o Reino de Deus.
E nessa correria desenfreada para obtermos esses bens de consumo, caracterizamos nossa acomodação ao mundo, revelando a nossa vontade, vaidade, orgulho e por ai vai,contrariando a palavra de Deus que diz:
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Ro 12:2)
A sociedade pós-moderna está associada à complexibilidade humana, ou seja, envolvem seus valores, desejos, hábitos, numa escala extremamente intensificada. Nesse contexto a igreja está inserida lutando para manter os valores da Palavra de Deus. A Palavra genuína e verdadeira que traz libertação ao homem de todo esse enredo maligno orquestrado pelo nosso grande adversário que é Satanás.
Diante dessa realidade dura e cruel, cabe a nós, os chamados para fora, proclamamos o Evangelho e não consumirmos nossas forças naquilo que é contrario à Palavra de Deus, visto que a Palavra  adverte  :
Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;   mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;   porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.( Mt 6:19-22)

O tesouro que o homem busca é apenas temporário, é não pode saciar seu Espírito, mas somente a sua alma. Jesus nos ensina, o tesouro que devemos acumular e para o céu, e com certeza tudo que acalenta a vaidade humana não é o tesouro que vamos poder levar para lá.
O que me assusta é que estamos na casa de Deus, ouvindo a palavra de Deus, desfrutando das bênçãos de Deus, recebendo os benefícios da salvação e gastando todas as nossas forças para atender nossa vaidade e massagear nosso ego. É ainda culpamos a Deus por tudo que venha nós acontecer fora da “nossa vontade”. As primícias estamos oferecendo ao mundo, acumulando tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e os ladrões roubam. 

O local onde estamos gastando as nossas forças determina onde está o nosso coração e mostra os propósitos do mesmo, que somente é revelado pelo confronto com a palavra de Deus Pois está escrito:

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. (Hb 4:12)

A grande pergunta é: O que temos feito que não estamos dando ouvido a palavra de Deus?Somos advertidos inúmeras vezes no livro de apocalipse:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: (Ap: 2:7.11.17 e 29; 3:6.13 e 22 )
Se alguém tem ouvidos, ouça. (Ap 13:9)

Estamos brincando com o evangelho, aquilo que é boas novas se transformou em adequação das novas. Estamos adaptando o Evangelho a nosso modo de vida, como se a palavra pudesse ser moldada a vontade humana. Vejamos uma orientação clara da palavra:
 Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. ( Mt 6:33)
Quem tem ouvidos, ouça. Eu e você temos ouvido. Será porque não estamos obedecendo?  De acordo com o dicionário Aurélio, força é “toda causa capaz de agir, de produzir um efeito”. Todas as vezes que gastamos nossas forças com as coisas deste mundo, ignorando a missão de Deus delegada a cada um de nós, estamos agindo e produzindo no reino das trevas, e não no Reino de Deus.
 Fica então a grande pergunta: Onde temos gasto nossas forças? Você pode responder, sem ficar constrangido?Assim como eu estou.
Quero concluir com um texto de Paulo inspirado pelo Espírito Santo que diz:
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. (Gl 5:1)
Nunca podemos nos esquecer, somos livres, para escolhermos onde e como vamos gastar nossas forças.  E Acredite! O maior interessado na nossa escolha é o próprio Deus.

Ao Deus pai seja dado glória para todo o sempre!Amém!

Rose Fialho

6 comentários:

  1. Wow! Texto incrivel! Parabéns irmã Rose, fico muito feliz por você ter quebrado e superado esse receio que você tinha! Palavra linda e abençoada, e como nós haviamos comentado, é Ele quem nos direciona enquanto escrevemos! Fico muito feliz de fazer parte disse e compartilhar essa vitória com você!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom .....me fez lembrar de algo.....
    Bjimmmm

    ResponderExcluir
  3. Parabéns minha amiga muito bom. Que Jesus continue te abençoando sempre
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Palavra abençoada. Deus abençoe. bjossss
    Eliane Coutinho

    ResponderExcluir
  5. Querida, enquanto leio cada palavra que o Espírito Santo conduziu você a escrever, então penso que verdadeiramente estamos, como Igreja, nos distanciando a cada dia do propósito para o qual fomos chamados, o de temperar o mundo e ser luz. No capítulo 5 do livro de Mateus Jesus disse que a nossa luz deveria resplandecer diante dos homens para que vissem as nossas boas obras e pudessem glorificar ao Pai. Isso só é concretizado quando eu testemunho, quando eu faço a minha fé agir, quando na minha vida todas as coisas redundam em glória para Deus! Lamentavelmente, às vezes, perdemos a fé, não acreditamos que o nosso Senhor poderá vir ao nosso favor, alegamos que Ele está em silêncio, não suportamos as lutas, o deserto, deixamos de acreditar que há prosperidade quando se está no deserto também e aí passamos a nos conformar com este mundo. Jesus orou ao Pai pedindo que não nos tirasse do mundo, mas que o mundo fosse salvo pelo nosso testemunho. Como, se as nossas forças estão concentradas naquilo que nos satisfaz na carne e não em buscar sobretudo o reino de Deus e a sua justiça? O buscar a Deus deve ser algo constante na vida do cristão. O que temos preparado para quem será? Que o Senhor continue inspirando você para trazer palavras profundas como as que foram escritas aqui. Um forte abraço. Pra. Patrícia

    ResponderExcluir